Juventude merece respeito! Chega de criminalização

Vivemos tempos obscuros. Há uma tônica quase medieval em nosso país, onde a única verdade que vale para quem tem o poder nas mãos é o seu projeto de poder . São tempos de discurso único, dos donos da Casa Grande.

A maneira como a mídia nojenta do Brasil, propriedade de um punhado de plutocratas que cabem num fusca, tem se comportado de forma cínica. A cobertura das ocupações das Escolas contra a reforma educacional e a PEC 241 merece a qualificação de palhaça. Primeiro porque buscam ignorar ao máximo este movimento. Segundo porque buscam descaracterizá-lo vinculando os estudantes ao PT (aliás, uma fixação freudiana que merece uma profunda análise científica) e, terceiro, criminaliza-o com uso inapropriado, ilegal e bruto como se lidassem com criminosos.

O problema é que os criminosos não estão dentro das Escolas, nem das Faculdades e Institutos Federais. Eles estão nas instancias de poder e são eles que tem o insano controle da polícia. Ameaças, prisões arbitrárias, violação de direitos tem sido o prato cheio de quem  quer virar definitivamente uma página ainda em construção da democracia brasileira.

A foto de jovens e adolescentes algemados ganhou as páginas da mídia internacional. Esta é a fotografia que retrata o Brasil de agora. Um tempo excessão, de abuso descarado do poder. E, não me venham dizer que isto é discurso de petista, pois não sou filiado a nenhum partido político. A única filiação que tenho é a de ser membro de um movimento chamado de Movimento de Jesus. Este é um movimento que se preocupa com coisas como justiça, verdade e dignidade humana, além, é claro de acreditar num mundo melhor para todas as pessoas.

Virou moda acusar aqueles que ainda não sacrificaram suas consciências no altar do Deus Capital de petistas, de inimigos e de não estarem vivendo a fé cristã. Os críticos preferem simplificar  a adjetivação porque isso mostra que não precisam pensar muito, porque tem medo de suas próprias consciências.

Defendo o movimento da Juventude brasileira que deseja um país melhor, uma educação de qualidade e um direito irrestrito de construir um Brasil onde privilégios da Casa Grande não se aprofundem. Onde os ricos não ganhem mais à custas de senhora e senhores aposentados, dos trabalhadores, dos que mendigam nas filas dos hospitais. 

Portanto, meu apoio, meu estimulo aos jovens de boa vontade, daqueles que estão vivendo uma Ditadura civil plutocrática. Lutem, ocupem, protestem porque vocês precisam ser respeitados. Vocês não são criminosos, nem vilões. Vocês são cidadãos e merecem respeito. Vocês me representam, assim como todas as pessoas que desejam uma sociedade melhor e um futuro melhor. Que a foto do Brasil não seja a de vocês algemados, mas livres para pensar, construir e fazer a Senzala deste país celebrar uma autêntica liberdade!

Comentários

Postagens mais visitadas