Meditações da Semana Santa através da arte e da iconografia: Domingo dos Ramos

Liturgicamente esta festa marca o início da Semana Santa e é a mais intensa das semanas do ano na perspectiva das celebrações do Ano Cristão.

Remonta de longe esta celebração, em torno do séc. IV com as peregrinações que os cristão de Jerusalém faziam, saindo o Monte das Oliveiras e e, procissão, entravavam em Jerusalém conduzindo os seus bispos montados em jumentos para as celebrações da Semana Santa. Um ritual que tinha muito a ver com o período Constantino do Igreja, com toda a pompa própria de cortejos reais.

Na verdade, isso vai sendo assumido nos séculos posteriores pela chamada Igreja Latina e segue, com algumas adaptações, até os dias de hoje. A benção de Ramos e a distribuição para os fiéis para a procissão se estabelece em torno do séc. VI.


Giotto di Bondone (c. 1305)

"E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele.
E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho.
E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor;
Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas" Mc 11:7-10

Meditação
O que a leitura e a representação artística evoca em você? Veja as expressões das pessoas e de Jesus. Tem algo que te chama a atenção? Medite sobre a cena. Gaste alguns minutos refletindo.


Oração

Eterno Deus, de tal modo amaste o mundo, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si a nossa carne e sofrer morte na cruz. dando ao gênero humano exemplo de sua profunda humildade; concede, em tua misericordia, que imitemos a sua paciência no sofrimento e possamos participar também de sua ressurreição; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém

Comentários

Postagens mais visitadas