Segunda meditação da Quinta-feira Santa: Instituição da Eucaristia

Um das mais representadas imagens da arte e iconografia sacras é a da Última Ceia.
Se nos dedicássemos a interpretar detalhadamente cada representação ao longo da História, nos depararíamos com perspectivas tão distintas e tão particulares na mesma proporção do número de seus autores e suas autoras.

Esta representação, da autoria de Fra Angelico (c. 1440), se encontra em Firenze, no convento de San Marco. A cena parece reproduzir a ministração do sacramento da comunhão num ambiente que lembra um refeitório de um convento. Cada apóstolo é identificado com gestuais distintos.  Oito apóstolos estão sentados por trás da mesa e quatro estão ajoelhados e mais próximos do espectador. Entre eles é possível perceber que Judas é o que tem o halo escurecido. Algo completamente diferente é a presença da Virgem Maria na cena.


"E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo" Mc 14,22

Meditação

O que a cena retratada nos evoca? O que nos chama a atenção nesta representação sacerdotal de Jesus, ministrando o santo sacramento? Gaste algum tempo refletindo sobre a cena.

Oração

Ó Jesus, dá-nos sempre o alimento que nos fortalece para o teu serviço. Especialmente nesta noite em que nos deixaste um memorial perpétuo de graça e amor. Que sejamos capazes de, seguindo teu exemplo, nos oferecermos inteiramente e gratuitamente ao serviço da vida, da justiça em favor de todas as pessoas. Mediante tua providência, que com o Pai e o Espírito Santo, reina um só Deus, agora e sempre. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas